Tutoriais

 Priemiramente Hack-Rom's não são ilegais não me pergunte porque...
Segundo não tem muitas rom's boas por ai então é mais que um favor agente existir....
Terceiro não é facil fazer uma hack boa é bem trabalhoso mais com o tempo você consegue é só não desistir!    
Bom vamos ao que intereça!

 
-- > Itens Nescesários < --
Emulador: Recomendo o Visual Boy Advance 1.72.
Rom: Pode ser qualquer uma entre Ruby/Sapphire/Fire Red/Leaf Green/Emerald
AdvanceMap: O editor de mapas, essencial para uma Hack Rom.
AdvanceText: O editor de textos, igualmente essencial para uma boa Rom modificada.

-- > 1º Inicio < --

Primeiro, abra o Emulador. Depois clique em File > Open e abra a Rom.
Configure o emulador do jeito que quiser, isso irá influenciar na edição da Rom nos passos seguintes. Após esse feito, pode fechar o emulador.

-- > 2º Editando Map's < --

Agora execute o AdvanceMap que você baixou aqui, escolha o idioma e clique nesse ícone para abrir a Rom:


Após o Loading (pode demorar um pouco a fazer ele, inclusive dar uma travada, mas não se preocupe, é normal) clique numa das listas que aparecerá na esquerda. Depois é só abrir o mapa que desejar:



Para editar o mapa, você precisa olhar no menu da direita. Clique no bloco que desejar e depois clique no mapa. Pronto, você editou o mapa! Agora pode fazer casas, labirintos, colocar árvores, mar e etc.

Mas você ainda só fez o cenário. Falta editar as permissões. Então clique no menu que diz Movement permissions view. Aparecerá algo complexo.


Parece complicado? Calma, eu explico. Aqueles carateres têem um significado:

* 1: Significa que o bloco é sólido, ou seja, não há como andar sobre.
* C: Significa que você pode caminhar sobre (usado para os blocos onde você deverá andar).

Mas ainda existem outros noutros mapas: 4, que significa um bloco aquático onde você pode usar surf e pescar; D, que significa um bloco onde você poderá ler algo e etc.

Claro que isso foi só uma amostra do que é possível fazer com o AdvanceMap. Você ainda pode abrir os outros menus: Events view, que edita os eventos gerais do mapa como posição das pessoas e etc; Wild Pokémon view, que edita os pokémon selvagem (mais o level que eles aparecem) do mapa e Header View, para uma modificação geral da posição e visibilidade do mapa, como tempo presente (chuva, tempestade de areia e etc.).

-- > 3º Editando Textos < --

Vamos usar para este feito um programa ótimo e bem simples feito pelos mesmos criadores do AdvanceMap, o Advance Text. Abra o programa.

Agora abra sua Rom clicando no button Open ROM.

Clique no button Search e na janela seguinte localize a caixinha onde diz Go 2 the beginning e escreva um texto qualquer no espaço que aparecerá. Um bom exemplo para Emerald é você escrever "power of science". O programa encontrará um carinha de Littleroot Town que fala isso. Clique onde diz Write to INI (se for sua primeira vez) e escreva o nome da seção, seguido do nome que dará para o texto. Nesse exemplo foram utilizados os nomes Littleroot Town e PC Guy. Dê uma olhada de como ficaria:



Agora você deve deletar o texto que tem na coluna e escrever algo novo. As tags [PLAYER] e [RIVAL] deverão ser utilizadas para que na Hack Rom aparecem os nomes do personagem e do rival, respetivamente. Vamos usar como exemplo a frase "Hello, [PLAYER]". Salve seu novo texto (clicando no button Save Text) e emule seu Hack Rom. Fale com o carinha que você editou (no caso, um gordo da cidade inicial) e cheque o que ele falará:


No caso, o gorducho falará "Hello, Ribermado", pois seu nome é Ribermado.
Com isso você já fez uns 60% de sua Hack Rom no próximo tutorial vamos deixala 80% ;)
 Até Lá -----


Tutorial by-Marcel Não copie sem a altorização, Plágio é CRIME!